INSTITUTO INVEPAR NEUTRALIZA EMISSÕES DE CO2 DE SUAS CONCESSÕES VIA CRÉDITOS DE CARBONO

Desenvolvido pelo Instituto Invepar em parceria com o programa ambiental “Amigo do Clima”, o Projeto Carbono Zero vai compensar, por meio de créditos de carbono, as emissões de gases de efeito estufa (escopos 1,2 e 3) referentes à participação acionária da Invepar nas empresas MetrôRio, ViaRio, LAMSA, VLT Carioca, Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) e GRU Airport durante o período de 29 dias entre agosto e setembro de 2016.

Até o momento, já foram compensadas mais de 10 mil toneladas de gás carbônico equivalentes via investimentos em diferentes projetos no país, entre eles, a redução do desmatamento na Amazônia; a geração de energia renovável com bagaço de cana; a destruição de metano em granjas de suínos no Brasil; o uso de biomassa renovável em cerâmicas e a redução de emissão no aterro sanitário de Manaus. O programa ambiental voluntário “Amigo do Clima” tem o objetivo de garantir a transparência e a rastreabilidade de atividades de responsabilidade climática.

O compromisso do grupo Invepar com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável de suas concessões vai além da neutralização de carbono. A empresa vem realizando diversas práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de resíduos; a preservação da fauna e da flora; o uso de fontes renováveis de energia (como a solar); projetos de eficiência energética; o uso eficiente de combustíveis com o aprimoramento na gestão de frotas e a utilização de combustíveis mais limpos, como o etanol e o Gás Natural Veicular (GNV); além da redução do consumo de água e das emissões de gases do efeito estufa. 

Para fortalecer ainda mais a gestão sustentável em suas atividades, a Invepar estabeleceu, em 2015, a sua Política de Sustentabilidade. Também no ano passado, a empresa fez a primeira verificação externa dos inventários de gases do efeito estufa de suas empresas controladas e alcançou uma redução das emissões totais de 18,34%.
 
Sobre a Invepar: A Invepar é um grupo brasileiro que atua no segmento de infraestrutura em transportes, no Brasil e no exterior, com foco em gestão e operação de rodovias, sistemas de mobilidade urbana e aeroportos. Atualmente, possui operações em sete estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco –, e também em Lima, no Peru. No portfólio estão as empresas: MetrôRio, LAMSA, ViaRio,  VLT Carioca, Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), GRUAirport, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), Concessionária Via 040, Concessionária Litoral Norte (CLN), Concessionária Bahia Norte (CBN), Metrô Barra, Concessionária Rota do Atlântico (CRA) e LAMSAC.

Sobre o Instituto Invepar: O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social onde atuam as empresas do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS