Em outubro, GRU Airport iniciou a segunda fase do plano de investimentos em infraestrutura com as obras nos Terminais 1 e 2. Esses terminais têm praticamente 30 anos e somente uma reforma poderia torná-los aptos a oferecer serviços do mesmo nível do Terminal 3.
O projeto arquitetônico dará um ar mais moderno a esses espaços. As antigas estruturas metálicas, bastante caraterísticas da arquitetura da década de 1980, serão removidas, assim como os balcões de check-in que ficam próximos às portas de entrada dos dois terminais. Com isso, a largura do corredor de circulação nos saguões vai passar de três metros para sete metros. Também serão ampliadas áreas-chave dos terminais, como os setores de check-in, restituição de bagagem e controle de passaporte, e os saguões de embarque e desembarque.
Uma das principais mudanças será a centralização do setor de raio-X, onde são feitas a inspeção de bagagem de mão e a detecção de metais nos passageiros. Hoje, os Terminais 1 e 2 contam com quatro áreas, duas em cada, considerando voos domésticos e internacionais. No novo projeto, os passageiros acessarão a área de embarque por um único local e depois migrarão para o respectivo terminal de seu voo.
Com a nova configuração, o Terminal 1 será destinado exclusivamente a voos nacionais. A área de controle de passaporte será extinta, tanto no embarque quanto no desembarque. O Terminal 2 receberá voos domésticos e internacionais de curta distância, mantendo as áreas de alfândega e controle migratório.
A área de varejo também será expandida com o objetivo de oferecer mais opções de alimentação e lojas aos passageiros. O novo projeto prevê a construção da "Avenida GRU" na área restrita, um espaço com vista para o pátio de aeronaves reservado apenas à instalação de lojas, restaurantes e bares. No mezanino da área pública será construída uma praça de alimentação.
A reforma permitirá um ganho de capacidade considerável, de 34 milhões de passageiros por ano. No entanto, o mais relevante será o aumento do nível de conforto nos setores-chave, como o check-in e a inspeção no raio-X.