A importância de um time engajado para as boas práticas empresariais

Diretor de compliance e riscos do grupo Invepar fala sobre estratégias implantação da cultura de integridade durante palestra na Conferência Ethos 360° no Rio

Comunicação, sentimento de pertencimento e engajamento. Esse trinômio constitui a base para a implantação de uma política de boas práticas de governança em qualquer organização. E foi a fórmula aplicada na Invepar e em suas empresas controladas e apresentada na última terça-feira (25) pelo diretor de compliance e riscos do grupo, Edson Monje, durante a Conferência Ethos 360°, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. 

O tema foi discutido no painel “Governança e Cultura de Integridade”, oferecido pelo Instituto Invepar. Para o diretor, o sucesso para implementação de uma robusta cultura de integridade passa pela conquista dos colaboradores de uma instituição. “Um colaborador engajado amplifica o compliance. O erro está em pensar que o compliance é responsabilidade apenas da diretoria. A responsabilidade é de todos”, explicou Edson Monje. 

Outro equívoco, segundo o executivo, passa pela tentação de se optar por soluções pré-moldadas, já existentes no mercado: “Um programa de integridade não deve ser importado ou copiado. Tem que ser sob medida, considerando a complexidade e a cultura da própria empresa”. 

Para isso, é preciso vencer obstáculos internos típicos de um processo de mudança. “Para vencermos as resistências, todos precisam virar agentes de transformação em vez de agentes de reclamação. Então, para sensibilizar e engajar os colaboradores a estratégia passa por uma eficaz comunicação dos benefícios que se consegue com a implantação de uma cultura de integridade. Também é importante que os colaboradores percebam que os novos processos e regras servem para todos, operador de pedágio, bilheteiro, supervisor, gerente ou diretor”, disse Edson Monje, que também participou do painel sobre programas de integridade de acordo com o tamanho de cada empresa.

O diretor encerrou sua apresentação comentando que somente com engajamento de todos os colaboradores do grupo Invepar foi possível atingir o nível “Integração” de maturidade de Compliance e ganhar, em 2018, o Prêmio Empresa Mais Ética, do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS