Linha 4 do metrô é inaugurada no Rio

Sábado, 30 de Julho de 2016


Foto: Paulo Araujo/Rio Media Center
Considerada a maior obra de mobilidade do Rio de Janeiro desde os anos 80, a linha 4 do metrô foi inaugurada neste sábado (30/07), às 11h, pelo presidente interino do Brasil, Michel Temer. A cerimônia de abertura, realizada na Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, contou também com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; do governador em exercício, Francisco Dornelles; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani; do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, além de demais autoridades, convidados e jornalistas nacionais e estrangeiros.
Na ocasião, Michel Temer disse que a inauguração da obra é importante pela pujança do Rio de Janeiro e pelo entusiasmo com a Rio 2016. “É fundamental que esses Jogos Olímpicos promovam a unidade do nosso país, não só internamente, mas também internacionalmente. Porque o esporte é o melhor meio de unir e reunir as pessoas. As Olimpíadas aqui no Rio geram obras que deixam um legado para toda a população. São obras importantes para os jogos, mas que serão utilizadas depois que passarem as Olimpíadas. Basta verificar a linha 4 do metrô, que faz com que as pessoas cheguem muito mais rapidamente às suas casas”.
 
Durante o evento, as autoridades embarcaram em Ipanema e fizeram a viagem inaugural até a estação Jardim Oceânico, onde a imprensa aguardava. Lá, foram recepcionados pela Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a linha 4 vai “economizar” o equivalente a 50 dias por ano para os moradores da Barra da Tijuca.“
 
Considerada o maior legado que a capital dos Jogos Olímpicos 2016 ganhará com a realização dos jogos, a Linha 4 do metrô terá um funcionamento gradativo nos próximos meses. No sábado, o sistema funcionou em caráter de testes para os credenciados na Olimpíada. A partir do dia 5 de agosto, início da competição, além dos credenciados, os portadores de ingressos para os jogos também poderão usar os trens. Após a Paralimpíada, no dia 19 de setembro, a linha será aberta ao público em horário experimental, de 11h às 15h. A expectativa é que até o fim do ano a linha 4 entre em operação total.
 
Sobre a Linha 4: Com 16 quilômetros de extensão, a nova linha vai fazer a ligação da Zona Sul à Zona Oeste, por meio de cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. Quando estiver com operação plena, deverá transportar, em média, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O tempo de viagem entre a Barra da Tijuca e Ipanema é estimado em 13 minutos. Da Barra ao Centro, 34 minutos. Durante a construção da Linha 4, foram gerados mais de 30 mil empregos e, aproximadamente, 340 empresas trabalharam no projeto. Todas as instalações foram construídas de forma a garantir a acessibilidade dos passageiros, com escadas rolantes, elevadores e rampas. O investimento total foi de R$ 9,7 bilhões, sendo que R$ 8,5 bilhões foram recursos usados pelo governo estadual, com financiamento de bancos oficiais. No âmbito do projeto da Linha 4, coube à Invepar, a aquisição dos novos trens e sistemas (sinalização, piloto automático, telecomunicações – câmeras, informações ao usuário etc) e a compra de equipamentos, máquinas e veículos que serão utilizados na manutenção. O MetrôRio, empresa controlada do grupo Invepar, irá operar a Linha 4 e, para tal, foi feita uma adaptação do Centro de Controle Operacional (sistema novo de controle de trens) e a adequação do Centro de Manutenção.
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