Programação especial marca celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down na CLN

Quarta-feira, 23 de Março de 2016

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, a Associação Baiana de Síndrome de Down – SerDown,  com o apoio da Concessionária Litoral Norte e do Instituto Invepar, vai realizar em Salvador e no interior do Estado, a partir do dia 20, uma campanha com o tema “Meus amigos, minha comunidade – os benefícios dos ambientes inclusivos para as crianças de hoje e adultos de amanhã”. Os objetivos são a valorização das pessoas com Síndrome de Down e a conscientização da sociedade em relação aos direitos desses cidadãos.
 
Com este intuito, será realizado no dia 20 de março, das 8 às 12 horas, um encontro de mobilização e diversão no Dique do Tororó. A programação, realizada em parceria com o grupo de pais BahiaDown, tem como objetivo promover a integração entre pessoas com Síndrome de Down e pessoas sem deficiência. “Vamos aproveitar o espaço do projeto Ruas de Lazer, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Salvador, que apoia o encontro, para promover o verdadeiro sentido da inclusão social”, destacou uma das diretoras da SerDown, Lívia Borges. 
 
Além disso, a SerDown vai promover, entre 21 e 23 de março, a exposição fotográfica “Desmitificando a Síndrome de Down: a arte de viver”, no átrio do Tribunal de Justiça da Bahia. Na ocasião, serão mostradas fotografias de crianças.
 
Há imagens muito interessantes. Uma delas mostra uma criança com síndrome de Down ao lado de sua mãe cega. Em outras, meninos e meninas aparecem praticando esportes, em ambiente escolar e ao lado de familiares e colegas sem deficiência, em atividades do dia a dia.
 
“Nosso propósito é mostrar à sociedade civil que a diversidade nos torna ricos como seres humanos”, afirmou Lívia. Palestras sobre a Síndrome de Down serão promovidas pela Associação no dia 21 em Alagoinhas e no dia 22 nos municípios baianos de Inhambupe e Araçás. No Dia Internacional da Síndrome de Down haverá, ainda, distribuição de panfletos da campanha nos pedágios da Concessionária Litoral Norte.
 
“Também estamos apostando em uma importante campanha de conscientização nas redes abertas de televisão. Quanto mais pessoas alcançadas com a mensagem da campanha, melhor, já que a informação e a convivência são fundamentais para desmistificar ideias e romper preconceitos relacionados à Síndrome de Down”, disse Lívia Borges.
 
O Dia Internacional da Síndrome de Down,  celebrado no dia 21 de março nos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entrou no calendário da organização por iniciativa brasileira. 
 
A Associação Baiana de Síndrome de DOWN – SerDown, entidade sem fins lucrativos criada por pais de pessoas com Síndrome de Down, acredita no grande potencial de pessoas com síndrome de Down e que seu desenvolvimento depende muito da cultura desenvolvida na sociedade.
 
Neste sentido, a SerDown luta para transformar valores, romper paradigmas e modificar crenças sociais que ainda fazem com que as pessoas com síndrome de Down e com outras deficiências fiquem excluídas dos espaços sociais. “Lutamos por uma sociedade mais fraterna, justa e igualitária há 20 anos, tempo de fundação da entidade”, resumiu Lívia Borges.
Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS