Jornalistas do Rio Media Center participam de atrações especiais promovidas pelo Instituto Invepar, MetrôRio e LAMSA

Domingo, 21 de Agosto de 2016

Jornalistas nacionais e estrangeiros do Rio Media Center (RMC), centro de referência da imprensa que esteve na cidade para cobrir os Jogos Olímpicos Rio 2016, tiveram a oportunidade de conhecer de perto projetos sociais apoiados pelo Instituto Invepar, MetrôRio e Lamsa, além de visitar os simuladores da Linha 4 do MetrôRio e do VLT Carioca. Na cerimônia de abertura do espaço, no dia 27 de julho, os convidados puderam apreciar clássicos nacionais e internacionais representados pela Orquestra Jovem do Centro de Ópera Popular de Acari, projeto social apoiado pelo MetrôRio e pelo Instituto Invepar desde 2014.

No dia 10 de agosto, dez jornalistas nacionais e estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer – e até pilotar – dois legados olímpicos para o Rio de Janeiro: a Linha 4 do MetrôRio e o VLT Carioca. Ao chegarem no centro administrativo do Metrô Rio, os participantes do Press Tour conheceram o processo de formação dos condutores do metrô e participaram de uma viagem simulada entre as estações General Osório, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Em seguida, os jornalistas se encaminharam à sede do VLT Carioca e lá tiraram dúvidas e conheceram o projeto que, até 2017, terá 28 quilômetros de trilhos, interligando a Região Portuária e o Centro. Os participantes também aproveitaram para sentir a sensação de pilotar o VLT em um simulador com visão de 180 graus. O repórter congolês Ensaie Mbamba disse considerar o Veículo Leve sobre Trilhos uma solução para as grandes cidades: “Foi bem legal participar da simulação. É bom ver lugares como o Rio apostando em novas tecnologias para diminuir a importância dos carros. É uma mudança de cultura que trará muitos ganhos”. 

No dia 16 de agosto, foi a vez do Rio Parada Funk agitar o RMC, na Cidade Nova, com a apresentação do DJ Grandmaster Raphael fazendo mixagens exclusivas de sucessos antigos. O público pôde conferir também a apresentação do Desafio do Passinho do Bonde Imperadores da Dança, além da Batalha dos Barbeiros com a realização de cortes de cabelo estilizados ao longo de toda a atração. Considerado o maior baile funk do mundo, o movimento Rio Parada Funk está na sua sexta edição e já faz parte do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto tem parceria cultural com MetrôRio e com Instituto Invepar desde 2011.

Já no dia 17 de agosto, Sebastião Oliveira, fundador da Associação Miratus, apoiada pelo Instituto Invepar e pela Lamsa, desde 2005, colocou os jornalistas para sambar. Junto com seu filho, o atleta brasileiro de Badminton, Ygor Coelho, e cerca de 20 crianças e adolescentes, eles demonstraram à imprensa presente no RMC o Bamon, uma metodologia de treino que mistura passos do samba com os movimentos do jogo. Com raquete e peteca em mãos, os jornalistas se divertiram e praticaram bastante a técnica, além é claro, de conhecer um pouco mais sobre a história da Miratus. A emoção tomou conta do espaço quando Sebastião apresentou algumas das pessoas ligadas ao projeto que, como ele, ajudaram a transformar o sonho em realidade. 


Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS