Rio Media Center é inaugurado com apoio do Instituto Invepar e MetrôRio

Quarta-Feira, 27 de Julho de 2016

A nove dias da abertura do maior evento esportivo do planeta, foi inaugurado na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o Rio Media Center (RMC), que vai receber os jornalistas nacionais e estrangeiros que não farão a cobertura esportiva dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e sim os acontecimentos da cidade. Com o apoio do Instituto Invepar e do MetrôRio, o evento de abertura do centro de mídia contou com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, do secretário de estado da Casa Civil, Leonardo Spíndola, entre outras autoridades, jornalistas e convidados.
 
A cerimônia de abertura teve um tom especial com a participação da Orquestra Jovem do Centro de Ópera Popular de Acari, projeto social apoiado pelo MetrôRio e pelo Instituto Invepar, desde 2014. No repertório, foram interpretados diferentes clássicos, entre eles, o Hino Nacional e as músicas Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Cidade Maravilhosa. Em seu discurso, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou os avanços de mobilidade da cidade. “O Rio recebeu a honra de sediar um evento desse porte pela sua capacidade de transformação. O legado já é um sucesso, antes do início das competições. A mobilidade do carioca vai mudar muito com o metrô chegando até a Barra da Tijuca, o VLT no centro da cidade e mais de 150 km de BRTs”. Representando o governador do Rio, Francisco Dornelles, Leonardo Espindola, da Casa Civil, também reforçou que este momento é de extrema emoção para todos os brasileiros e que o Rio já está transformado. “Desde 2009, quando a cidade foi escolhida, muita coisa já aconteceu. Temos aqui mais de 90 nacionalidades cobrindo este evento e será um prazer apresentar todos os avanços e as maravilhas do nosso estado”.
 
O Instituto Invepar e o MetrôRio prepararam uma série de ações ao longo do funcionamento do RMC, de 27/07 a 20/09. O objetivo é apresentar os projetos sociais apoiados por algumas das empresas do grupo Invepar, além das operações que desempenham um papel estratégico na mobilidade de moradores e visitantes da cidade nos períodos de grandes eventos. Entre as iniciativas está a distribuição de cartões de metrô exclusivos para os jornalistas credenciados no centro de mídia. Cada cartão contempla 28 passagens, que podem ser utilizadas a critério dos profissionais. Os créditos serão válidos durante o período de funcionamento do espaço.
 
Além dos cartões exclusivos e da apresentação da Orquestra Jovem do Centro de Ópera Popular de Acari, o Instituto Invepar e o MetrôRio também vão trazer programações especiais para o RMC. Estão previstas a apresentação do grupo Rio Parada Funk com as performances do passinho e a disputa entre barbeiros que fazem cortes estilizados, no dia 16 de agosto; visita aos simuladores do VLT Carioca e do MetrôRio, no dia 8 de agosto; além de bate papo, no dia 22 de agosto, com o criador do projeto Miratus, Sebastião Dias de Oliveira, e com o seu filho, Ygor Coelho, atleta brasileiro de Badminton. Será realizada, ainda, a apresentação do livro “Arte Expressa” com desenhos de modalidades esportivas feitos por moradores do entorno da Linha Amarela. Para Claudia Jeunon, diretora executiva do Instituto Invepar, a parceria com o RMC viabiliza trazer projetos sociais tão importantes para bem perto de jornalistas do mundo inteiro. “É uma oportunidade de gerar ainda mais visibilidade para estas iniciativas que vêm transformando a vida de muitas pessoas que moram em comunidades próximas às áreas de atuação do grupo Invepar“, explica.
 
Sobre o Rio Media Center (RMC): Com 2.700 m² de área construída, o RMC disponibiliza toda a estrutura necessária para facilitar o trabalho de jornalistas brasileiros e estrangeiros, incluindo estações de trabalho com internet cabeada e Wi-Fi de alta capacidade, sinal de satélite para transmissões ao vivo e estúdios de rádio e TV. A instalação funciona em esquema 24 horas e terá acessibilidade e capacidade para até 600 jornalistas simultaneamente. O centro conta com auditório multiuso com capacidade para até 300 pessoas, além de dois estúdios de TV e seis de rádio, que podem ser utilizados gratuitamente por meio de agendamento prévio, bem como profissionais bilíngues para atender às demandas jornalísticas. Os credenciados tem acesso, ainda, a uma vasta programação jornalística e cultural. O local vai receber coletivas de imprensa com autoridades e atletas, briefings operacionais, palestras, workshops, sessões de cinema, eventos culturais, além de conteúdo e press tours variados.
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