Rota do Atlântico completa três anos de operação com redução de acidentes de trânsito

Sexta-Feira, 04 de janeiro de 2016

A Concessionária Rota do Atlântico completou, no dia 04 de janeiro, três anos de operação, conquistando uma redução de 67% no número de acidentes de trânsito. Ao longo do seu primeiro ano de operação, em 2014, foram registradas 223 ocorrências. Em 2016, o balanço foi de 73 acidentes. Já em 2015 foram 99 registros. O número de vítimas envolvidas nesses acidentes também registrou redução: foram 83 pessoas acidentadas em 2014, 54 em 2015 e 39 em 2016.

Os investimentos em sinalização, manutenção e monitoramento viário contribuem para os indicadores positivos de segurança e garantiram às rodovias que compõem a Rota do Atlântico (PE-009 e VPE-052) a classificação como as mais bem avaliadas no Norte e Nordeste na última pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). As vias foram as únicas que receberam conceitos ótimo e bom em todos os quesitos avaliados no levantamento: estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via.

Para o presidente da Rota do Atlântico, Elias Lages, o principal desafio para continuar declinando as ocorrências de acidentes é o fator imprudência. “Estradas em boas condições podem deixar o motorista mais seguro para correr e fazer manobras arriscadas e imperícias. Esse mau comportamento no trânsito é a causa da maioria dos acidentes”, avalia Lages.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reforça que os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil, com o registro anual de cerca de 42 mil óbitos e 170 mil internações pelo Sistema Único de Saúde. “A redução desses casos depende de uma série de ações, mas a principal está associada à conscientização para o comportamento seguro”, considera Elias Lages, complementando que a concessionária desenvolve um programa de educação para estimular o respeito às leis de trânsito.

As ações educativas são realizadas através de Programa Cidadania na Pista, com blitzes educativas que visam sensibilizar motoristas para evitar imprudências no trânsito, como excesso de velocidade e consumo de álcool. Desde o início da operação, mais de dois mil motoristas foram atendidos pela iniciativa, que também oferece gratuitamente exames básicos de saúde e revisões veiculares.

 

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS