MetrôRio entra no clima dos Jogos Rio 2016

Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2016

O clima dos Jogos Olímpicos já chegou ao MetrôRio, com o lançamento da campanha “Grandes eventos passam por aqui”, desenvolvida pela Invepar para todas as empresas do grupo. Neste mês, as estações e alguns trens da Concessionária receberam decoração especial com elementos do universo olímpico, que anunciam a chegada de um dos eventos mais esperados do ano.
 
A ambientação inclui sinalização de boas-vindas na entrada das estações, além de adesivação nos trens, piso, escadas fixas, esteiras e paredes das estações, que remetem a diferentes modalidades esportivas como natação, atletismo, salto em distância, levantamento de peso, judô, entre outras que farão parte do dia a dia do carioca e de milhares de turistas.
 
“Os Jogos Olímpicos vão movimentar a cidade durante o mês de agosto, e o MetrôRio quer tornar a experiência de seus milhares de usuários ainda melhor. Por isso, desenvolvemos uma decoração temática nos trens e nas estações e criamos conteúdo exclusivo em nossos canais de comunicação para preparar as pessoas para esse momento tão especial”, afirma o diretor Comercial e de Marketing, Ricardo Nunes.
 
Conteúdo exclusivo para os Jogos Olímpicos 

O MetrôRio também desenvolveu conteúdo especial para o site (metrorio.com.br), com informações sobre as três linhas e como chegar aos principais locais de competição. Além disso, quem estiver se deslocando nos trens poderá ouvir os atletas Sebastián Cuattrin (finalista olímpico de canoagem), Dora Castanheira (atleta olímpica de vôlei) e Ricardo Prado (medalhista olímpico da natação) dando boas-vindas aos passageiros e indicando a melhor estação para chegar aos pontos de competição.

As vinhetas nas TVs de publicidade dos trens e os folhetos que serão distribuídos aos usuários nas estações também vão apresentar conteúdo exclusivo para orientar as pessoas durante os Jogos, no sistema metroviário e na cidade, assim como o sistema de wayfinding (“encontre seu caminho”, em inglês), desenvolvido pela Prefeitura, com painéis de sinalização em todas as estações. Além disso, todas as redes sociais da Concessionária (Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Google+) contarão com conteúdo temático, incluindo informações operacionais e dicas para acesso aos locais de competição e às atrações da cidade.

Aplicativo MetrôRio

O aplicativo MetrôFácil, ou MetroRio - Official Rio Subway, na versão em inglês, oferece ao usuário um mapa com as linhas e as estações, os pontos de integração e o Metrô Na Superfície com seus trajetos e paradas, além da busca por bairros e geolocalização. Ideal para quem não está acostumado a usar o metrô ou conhece pouco a cidade, o MetrôFácil traz uma lista dos principais pontos turísticos e espaços culturais da cidade e como chegar até eles utilizando o modal. O aplicativo está disponível para ser baixado na App Store e no Google Play.

Nova sinalização 

Todas as 41 estações do MetrôRio contam com sinalização bilíngue, para mais conveniência e facilidade dos usuários (sejam eles frequentes, novos ou estrangeiros). A sinalização localiza geograficamente as estações com o seu entorno, destacando os pontos turísticos da cidade, e o sistema de wayfinding (“encontre seu caminho”, em inglês), desenvolvido pela Prefeitura, indica a proximidade com as instalações olímpicas. Além de ser em português e inglês, a sinalização tem mais ênfase na comunicação visual, melhorando o fluxo dos passageiros.

Acessibilidade 

O MetrôRio está entre os oito metrôs mais acessíveis do mundo, de acordo com a associação mundial de metrôs, que reúne os sistemas de Hong Kong, Pequim, Londres, Barcelona, entre outros. O sistema conta com 331 equipamentos de mobilidade em todas as suas 41 estações, dentre os quais plataformas inclinadas, plataformas verticais e elevadores, com um índice de disponibilidade de 97% por dia.

Especificamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foram investidos aproximadamente R$ 6,5 milhões, em construção de dois elevadores e uma rampa (Estácio), quatro plataformas inclinadas (duas em Cardeal Arcoverde e duas em Carioca), duas plataformas verticais (em Central) e um elevador e duas plataformas verticais (em Saens Peña).

Além disso, o metrô do Rio de Janeiro é o único do mundo que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais. Todos os agentes de segurança das estações são treinados para dar atendimento personalizado aos deficientes. 

Novidades da Linha 4 

O MetrôRio vai disponibilizar, em todas as estações da Linha 4, 40 máquinas de autoatendimento que aceitam moedas e cédulas e entregam troco. Os usuários poderão fazer recarga e adquirir cartões pré-pago, unitário e do Metrô Na Superfície. O equipamento vai dar troco apenas na compra dos dois últimos produtos. As máquinas vão liberar moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e R$ 1, além de cédulas de R$ 5 e R$ 10. O sistema de recarga do cartão pré-pago será mantido: mínimo de R$ 5 e máximo de R$ 500. Das 40 máquinas disponibilizadas pela Concessionária na Linha 4, 19 apresentarão um formato slim e vão aceitar cédulas e moedas, mas não entregarão troco.
Até o final deste ano, outros 21 equipamentos também poderão ser utilizados em algumas estações da Linha 1, que continuarão com os modelos mais antigos, que não aceitam moedas e não dão troco, à disposição dos usuários. Outra novidade do MetrôRio para a Linha 4 é o sistema de catracas de portas retráteis, que apresenta tecnologia alemã e já é utilizado mundialmente, como nos metrôs de Pequim, Hong Kong, Madri, Dubai, Amsterdã, entre outros. A nova tecnologia será aplicada em todas as novas estações, na passagem destinada a gratuidades, e em toda a extensão de algumas linhas de bloqueio de estações com maior fluxo de usuários. 
Após o passageiro aproximar ou inserir o cartão no validador, o torniquete vai retrair as portas e liberar a passagem, sem que a pessoa tenha contato físico com a catraca. O novo sistema vai facilitar o acesso, principalmente, de cadeirantes, que terão mais autonomia para entrar no sistema, sem depender da liberação de entrada por um funcionário da Concessionária.

Expertise em megaeventos 

Experiência em megaeventos não falta aos funcionários do MetrôRio. O meio de transporte já é conhecido por milhões de turistas que vêm ao Rio de Janeiro assistir ao Réveillon de Copacabana, uma das maiores festas de fim de ano do mundo. 
Outra festa que atrai milhares de turistas é o Carnaval. Durante os cinco dias de folia, o MetrôRio opera ininterruptamente. Neste ano, durante a semana de 5 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval, e o domingo, 14 de fevereiro, dia em que o último bloco desfilou pela cidade, a Concessionária transportou seis milhões de pessoas.
Outros grandes eventos que fazem parte da história do MetrôRio foram a Copa do Mundo de 2014, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, ambas em 2013. Na Copa do Mundo, a Concessionária transportou 700 mil torcedores, mais de 70% das pessoas que compareceram ao Maracanã nos sete dias de jogos. Na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, mais de 3,7 milhões de peregrinos utilizaram o sistema. Na Copa das Confederações, mais de 50% dos torcedores que assistiram aos jogos embarcaram e desembarcaram nas estações da Concessionária.

Rio Media Center

O Rio Media Center (RMC – Centro de Mídia Rio, na sigla em inglês), que conta com o apoio do MetrôRio e da Invepar, será um importante ponto de referência para representantes das mídias nacional e internacional que vão fazer a cobertura não esportiva da cidade. Localizado na Cidade Nova, o espaço oferecerá programação diária diversificada aos jornalistas, além de distribuição de cartões exclusivos do metrô, press tours, apresentação de projetos sociais da Invepar e do MetrôRio, entre outras atividades.
Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS