CRA: Projeto reforma escolas para potencializar aprendizado

Terça-Feira, 28 de Junho de 2016

 
Com o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos e desenvolver o cuidado no uso e manutenção das escolas, a Concessionária Rota do Atlântico entregou no último dia 28 de junho a requalificação física de mais uma escola do seu programa Renovando Nossa Escola. Uma festa junina para a comunidade escolar marcou a inauguração da reforma na Escola Municipal Celma Barros Cabral, no bairro da Charnequinha, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco.

A instituição, que atende a 385 alunos da Educação Infantil ao Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), recebe um ambiente reformulado, com construção duas novas salas de aula, deposito de materiais de limpeza, revitalização da quadra poliesportiva, instalação de cobertura de acesso, horta comunitária, parque infantil e reforma e pintura dos portões e paredes internas e externas.

O projeto foi elaborado com metodologia participativa, em que alunos, pais e escola fazem um diagnóstico e definem juntos as prioridades. “Além de realizar importantes intervenções para o ambiente, outro ganho com projeto é o empoderamento da comunidade escolar, através da construção participativa do diagnóstico, tornando-os protagonistas da iniciativa e participantes das decisões”, explica a gestora de sustentabilidade da Rota do Atlântico, Fabiane Vidal.

Para uma das gestoras da escola, a professora Verônica Lira, o projeto promove a auto-estima da comunidade. “Pais, alunos e funcionários se orgulham em receber a escola de cara nova, com mudanças definidas por eles próprios. Esse senso de pertencimento faz com que todos cuidem melhor desse espaço público”, destaca Verônica.

PRIMEIRA ETAPA – Em fevereiro deste ano a Rota do Atlântico entregou a primeira requalificação física do Renovando Nossa Escola, na Escola Municipal José Rodovalho, em Jaboatão dos Guararapes, que ganhou nova sala de Educação Infantil, parque, horta comunitária, área de convivência, estacionamento e uma estação de tratamento de esgosto. A instituição atende a 700 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, em tempo integral. Para readequar os espaços das duas escolas, a Concessionária Rota do Atlântico investiu R$ 510 mil, financiados pelo Fundo Social do BNDES.

Vers??o para impress??o Envie para um amigo Compartilhe RSS