Usuários da BR-040 contam com nova estrutura de atendimento no trecho entre Nova Lima e Itabirito

Quarta-feira, 4 de Maio de 2016

Mais conforto e acessibilidade para os usuários da BR-040. São estes os principais ganhos obtidos com a modernização dos postos de atendimento aos usuários da Via 040, presentes em todo o trecho sob concessão, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). Em abril de 2016, a Concessionária concluiu os trabalhos no Posto de Atendimento 17 (PA 17), localizado no Km 569 da rodovia, em Nova Lima. Entre 22 de outubro de 2014 e 30 de abril de 2016, apenas na área de cobertura deste ponto de apoio, as equipes da Via 040 atuaram em 13.460 eventos na rodovia, média de 25 por dia.  
 
O Posto de Atendimento de Nova Lima, voltado para o auxílio não só dos usuários em viagens de longa distância, mas também daqueles que fazem o trajeto diário entre a Região Metropolitana e Belo Horizonte, fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com uma área construída de 100 metros quadrados, oferece espaço para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação com a Concessionária. A edificação segue todos os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, como rampas, piso tátil e atendimento direcionado para usuários com problemas de visão ou audição.
 
Posto de Atendimento ao Usuário 17, localizado no Km 569, em Nova Lima, oferece mais conforto e acessibilidade aos usuários da BR-040
 
O PA 17 atende a um trecho de aproximadamente 45 quilômetros da BR-040, entre o Km 547 (Nova Lima) e o Km 589 (Itabirito). Em conjunto ao acolhimento dos usuários da rodovia, a estrutura abriga as equipes da Via 040, responsáveis por serviços como socorro médico e mecânico, e a frota composta por ambulâncias, guinchos e viaturas de inspeção, dentre outros equipamentos.
“Estamos implantando na BR-040 um dos sistemas mais modernos do mundo quando o assunto é atendimento aos usuários de rodovias. Queremos que motoristas e passageiros enxerguem os postos de atendimento como um ponto de apoio seguro e confortável, onde ele poderá descansar ou resolver qualquer questão relacionada à sua viagem de forma rápida, sempre com cortesia e eficiência”, explica o diretor de Operações da Via 040, José Aparecido de Oliveira.
 
AJUDA NA HORA CERTA
Dos 13.460 atendimentos registrados na área do PA 17, 5.887 – 43,7% do total – estão relacionados a panes secas, mecânicas, elétricas e problemas no sistema de rodagem do veículo. O auxílio prestado pela Concessionária quando a bateria descarrega, o pneu fura ou o cabo de vela se solta, situações corriqueiras na rodovia, representa menos transtornos e soluções mais rápidas, principalmente no período noturno.
 
Em 18 meses de operação, 8.457 veículos foram atendidos no segmento de 45 quilômetros entre Nova Lima e Itabirito. Além das panes, as equipes de atendimento atuaram no socorro a vítimas de acidentes, combate a incêndios na faixa de domínio, coordenação do deslocamento de cargas especiais e recolhimento de animais nas pistas, dentre outras situações.
 
Equipes de atendimento posicionadas no PA 17 atuaram em mais de 13 mil eventos na rodovia desde outubro de 2014
 
No caso do serviço de atendimento médico de emergência, 2.117 usuários receberam os cuidados dos profissionais disponibilizados pela Via 040 no trecho em questão.
 
PONTOS DE REFERÊNCIAS
O gerente de Operações da Via 040, André Araújo, destaca que, nos postos de atendimento, os usuários podem obter informações úteis sobre trajetos e indicações sobre serviços básicos como unidades de saúde, rede hoteleira e borracharias.
 
Araújo acrescenta que o trabalho de modernização trouxe mudanças como nova sinalização, que facilita a identificação por parte do usuário, iluminação eficiente e monitoramento por câmeras, proporcionando mais segurança.
 
“Os postos acabam se transformando em pontos de referência da rodovia. O usuário sabe que ali encontrará ajuda nas mais diversas situações, desde o acesso a banheiros higienizados e fraldário até auxílio em casos de emergências médicas. Isso é muito importante, principalmente em trechos mais isolados da BR-040, com menor densidade de empreendimentos comerciais”, explica o gerente de Operações.
 
PRÉDIOS SUSTENTÁVEIS
A Via 040 está promovendo a modernização de 20 postos de atendimento do trecho sob concessão da BR-040. As estruturas estão posicionadas, em média, a cada 45 quilômetros. Nove postos modernizados já estão em operação.
 
Os trabalhos de modernização adotam tecnologia verde. Baseado no sistema construtivo wood frame (painéis industrializados), o modelo traz vantagens como o isolamento térmico, que contribui para reduzir o consumo de energia com climatização. Vários postos estão localizados no Centro-Oeste do país e no Noroeste de Minas Gerais, regiões com clima predominantemente quente.
 
A modernização viabilizou a criação de sistemas de coleta e armazenamento de águas pluviais, proporcionando o reaproveitamento e economia de recursos hídricos. Todos os postos de atendimento contam ainda com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
 
Outra vantagem é que, por se tratarem de estruturas pré-fabricadas, há menor geração de resíduos e o processo de montagem traz menos riscos para os colaboradores envolvidos nas obras.
 
 

LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

Algumas destas estruturas em operação já foram modernizadas

 

4 POSTOS DE ATENDIMENTO EM GOIÁS

Posto de Atendimento 1

Valparaíso de Goiás - Km 1,8

Posto de Atendimento 2

Luziânia - Km 51

Posto de Atendimento 3

Cristalina - Km 96

Posto de Atendimento 4

Cristalina - Km 148

 

17 POSTOS DE ATENDIMENTO EM MINAS GERAIS

Posto de Atendimento 5

Paracatu - Km 43

Posto de Atendimento 6

Paracatu - Km 85

Posto de Atendimento 7

João Pinheiro - Km 128

Posto de Atendimento 8

João Pinheiro - Km 190

Posto de Atendimento 9

João Pinheiro - Km 225

Posto de Atendimento 10

Três Marias - Km 272

Posto de Atendimento 11

Três Marias - Km 314

Posto de Atendimento 12

Felixlândia - Km 356

Posto de Atendimento 13

Curvelo - Km 411

Posto de Atendimento 14

Caetanópolis - Km 453

Posto de Atendimento 15

Sete Lagoas - Km 481

Posto de Atendimento 16

Contagem - Km 525

Posto de Atendimento 17

Nova Lima - Km 569

Posto de Atendimento 18

Congonhas - Km 611

Posto de Atendimento 19

Carandaí - Km 660

Posto de Atendimento 20

Barbacena - Km 709

Posto de Atendimento 21*

Santos Dumont - Km 747*

*O posto de atendimento 21, localizado em Santos Dumont, será reposicionado futuramente em outro local da rodovia, devido à mudança de traçado planejada para o trecho.
 
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
21 postos de atendimento
29 ambulâncias
35 guinchos
23 viaturas de inspeção
2 motocicletas de inspeção (Anel Rodoviário e Entorno do Distrito Federal)
6 caminhões-pipa
6 caminhões para resgate de animais
16 Painéis de Mensagens Variáveis
1 Centro de Controle Operacional (CCO)
 
SERVIÇO
Todos os serviços da Via 040 podem ser acionados pelo atendimento telefônico gratuito, via o número 0800-040-0040. Também está disponível o atendimento telefônico gratuito direcionado a pessoas com deficiência auditiva e da fala pelo número 0800-033-0040. Outros canais de relacionamento oferecidos são os e-mails faleconosco@via040.invepar.com.br e ouvidoria@via040.invepar.com.br, chat disponível no site www.via040.invepar.com.br e livros de registros presentes em todos os 21 postos de atendimento.
 
SOBRE A VIA 040 
A Via 040, empresa do grupo Invepar, é a concessionária responsável pela gestão do trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). A concessão tem prazo contratual de 30 anos e prevê a recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de um dos principais corredores rodoviários do Brasil. A área de influência socioeconômica da BR-040 abrange 163 municípios localizados no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, com uma população de 11,4 milhões de habitantes.
 
Com foco na excelência, inovação e responsabilidade socioambiental, os serviços prestados pela Via 040 contribuem para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira em transportes e promovem maior segurança e conforto aos usuários.
 
O grupo Invepar tem 15 anos de atuação no setor de infraestrutura de transportes, tanto no Brasil quanto no exterior. São quase dois mil quilômetros de rodovias e vias urbanas geridas, com um fluxo de 269 milhões de Veículos Equivalentes Pagantes (VEP) registrado em 2015. A empresa administra também o GRU Airport - Aeroporto Internacional de Guarulhos, que, no último ano, atendeu 39 milhões de passageiros. No segmento de Mobilidade Urbana, o MetrôRio transportou 233 milhões de passageiros em 2015.
 

 

 

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