MetrôRio apoia montagem de painel de azulejos que celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Montado a partir de desenhos de mais de 500 alunos do Ciep João Goulart e das escolas municipais Marília de Dirceu e José de Linhares, todas localizadas no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, o mural de azulejos desenvolvido pelo projeto “Inscrever os Diretos Humanos em 1 e 1000 escolas do Rio de Janeiro” foi inaugurado no último dia 30 de novembro, em Ipanema, no Hall Favela Hub / CIEP João Goulart (Rua Alberto de Campos, 12 – 1º andar).


Vencedor do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos 2017, promovido pela Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ), o projeto foi idealizado pela artista internacional Françoise Schein e pela Associação INSCRIRE.

O mural carioca fará parte do "Caminho Internacional dos Direitos Humanos" que Françoise começou a desenvolver em 1989, na estação de metrô Concorde em Paris.

Sempre instalado em lugar público, o painel exibe o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ilustrado pelos alunos. Traz ainda os nomes de todos os participantes. De acordo com seus criadores, o mural se tornará um marco na região e um legado para o bairro.

O projeto utiliza arte para promover a reflexão sobre o tema dentro de Escolas do Rio de Janeiro. A mobilização dos participantes e parentes acontece graças a oficinas e debates sobre os Direitos Humanos.


 

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS