Sustentabilidade em pauta: Concessionária adota medidas para preservação ambiental

Sábado, 29 de novembro de 2016

 

A preservação ambiental é um dos temas que move as ações socioambientais da CART- Concessionária Auto Raposo Tavares. Com o plantio de árvores ao longo de todo o trecho concessionado e a adoção de iniciativas sustentáveis que também afetam diretamente os usuários do Corredor CART, a Concessionária busca diariamente mitigar o impacto da globalização na natureza.
 
A compensação ambiental é uma forma de favorecer o desenvolvimento urbano e ao mesmo tempo cuidar do planeta. Pensando nisso, a CART anualmente realiza plantios em áreas degradadas, como foi o caso da cidade de Pederneiras. Em junho, o município recebeu 150 mil novas mudas em uma região que por muito tempo foi foco de queimadas.
 
Em setembro deste ano, a concessionária contribuiu para a recuperação da nascente do córrego da Água do Óleo, em Assis. Além de abastecer a população, o rio faz parte de uma Área de Preservação Permanente e teve 300 espécies nativas plantadas. No começo do trecho, em Presidente Prudente, a CART doa mudas desde 2014 por meio dos projetos “Prudente Mais Verde” e “Caravana do Verde”. Nesses dois anos, 15 áreas já foram beneficiadas, como Córrego do Cedro e Cedrinho, Água Espalhada, Balneário da Amizade, Distrito Industrial, Parques São Lucas e São Matheus e Mata do Calabreta.
 
Seguindo para o asfalto, os usuários do Corredor CART contam com uma frota de veículos ecoeficientes nos atendimentos de Inspeguincho e Socorro Médico e Mecânico. Como a ronda no trecho é frequente, a solução para reduzir a emissão de gás carbônico foi adotar a eco-condução, otimizando, inclusive, o uso de combustível das viaturas e caminhões.
 
Nas paradas de descanso rápido, os 12 SAUs - Serviço de Atendimento ao Usuário contêm lâmpadas de LED instaladas, num modelo que clareia espaços maiores com menor consumo.
Assim, é possível oferecer serviços 24h ao público e ainda economizar 64% no consumo geral dos postos. O LED igualmente ilumina as áreas urbanas e margens das estradas à noite, como é o caso da passarela e dos pontos de ônibus na SP-225 Rodovia João Baptista Cabral Rennó, em Espírito Santo do Turvo.
 
Para o público interno, a concessionária adota campanhas pontuais de estímulo ao uso consciente, como a moringa de água, que foi inserida recentemente no dia a dia e visa reduzir o consumo de copos plásticos. Já o Farol Sustentável, um móbile de mesa que aponta se o descarte de lixo está correto, busca incentivar a separação de orgânico e reciclável entre as equipes do Centro de Controle Operacional (CCO) e as Praças de Pedágio.

 

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS