GRU cria linha do tempo para celebrar três anos de concessão

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016

No dia 15 de fevereiro GRU AIRPORT celebrou três anos de concessão e muitas conquistas desde então. Para comemorar o sucesso, a equipe de comunicação criou uma página especial para o canal Panorama e nela traçou a retrospectiva para relembrar as principais ações da empresa ao longo desse tempo.
 
Em fevereiro de 2013 os funcionários comemoraram o início dos trabalhos em um coquetel cheio de alegria e muitas expectativas diante dos desafios que começavam. Naquele mesmo mês o aeroporto recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Em abril de 2014 chegou o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais a cultura de segurança.
 
Em maio de 2013 foi inaugurado o Edifício Garagem, com 8 andares, 84 mil metros m² de área construída e capacidade para 2.644 veículos. Hoje há também o serviço de lavagem ecológica e sistema de reserva de vagas pelo site www.gru.com.br. Em julho do mesmo ano, foi inaugurado o Centro de Processamento de Dados (Data Center) e o Centro de Controle para gerenciamento e monitoramento das redes de TI, sendo o primeiro aeroporto do país a contar com uma sala-cofre.
 
Já em março de 2014, o aeroporto recebeu pela primeira vez a aeronave Boeing 747-8, avião de passageiros mais longa do mundo. No mês seguinte entra em operação o Terminal de Cargas (TECA), com duas câmeras frias. Hoje ele já conta com 100 novos equipamentos de movimentação de carga, aumento das áreas de saída do transelevador de 4 para 10 pontos, 5 novos equipamentos de raio X, novo armazém dedicado a cargas perigosas na área de exportação com 450 m2 e redução no tempo médio de liberação da carga importada de 109 horas úteis (janeiro de 2013) para 78 horas úteis (dezembro de 2013).
 
No dia 11 de maio de 2014 entra em cena o Terminal 3, construído em apenas 18 meses, com uma área de 192 mil m2 e capacidade para receber 12 milhões de passageiros por ano. Na mesma época surge o novo Pátio 6, com aproximadamente 224 mil m² e 5 posições de aeronaves com pontes de embarque e 7 remotas (configuração Código F) ou 10 posições com pontes de embarque e 14 remotas (Configuração Código C). Já o Pátio 5 ganhou 5 cinco novas posições com ponte de embarque (configuração Código E) ou 10 posições na configuração Código C.
 
Em junho de 2014 veio a COPA de Futebol Mundial e o clima em GRU ficou ainda mais agitado. Pessoas de diferentes países, culturas e raças foram recebidas. Foram cerca de 3,8 milhões embarcando e desembarcando no aeroporto durante o Mundial. Algumas ações foram criadas como, por exemplo, a Fan Zone, lounge para receber as delegações no T1, transmissão dos jogos do Brasil para nossos funcionários, camisetas personalizadas para receber as delegações, entre outras. 
 
Avançando sobre 2015, em junho a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) certificou o aeroporto para operar com a tecnologia ILS (Instrument Landing System) – Sistema de Pousos por Instrumentos – Categoria III-A. Com essa tecnologia é possível a execução de procedimentos de aproximação e pouso por instrumentos em baixas condições de visibilidade e teto, reduzindo a necessidade de alternar voos para outras localidades.
 
Já no final do ano, a área de Retrofit foi inaugurada no embarque doméstico do Terminal 2. Nessa mesma data, os terminais, Check-in e portões de embarque do GRU Airport foram renomeados. Também os portões de embarque e esteiras de bagagem foram renumerados para facilitar a sua localização. 
 
E para começar o ano de 2016 uma boa notícia! GRU foi ranqueado pela OAG, maior empresa de banco de dados da indústria da aviação, como o terceiro mais pontual no mundo em pousos e decolagens, dentro da categoria de grandes aeroportos.
 
De fato, são muitas as razões para comemorar!!
Que venham os próximos desafios e conquistas em GRU Airport!
 
Acesse Canal Panorama e saiba mais!
 
Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS