Semana Nacional do Meio Ambiente pauta empresas do Grupo Invepar

Na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, empresas do Grupo Invepar programaram ações de responsabilidade social com o objetivo de ampliar a conscientização da população para a importância da data. O Grupo é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que prescreve a adoção nos negócios de dez princípios nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O MetrôRio, concessionária que opera 58 km de extensão do metrô e transporta cerca de 850 mil passageiros por dia, promoveu apresentações gratuitas do espetáculo Teatral Natureza Viva em locais próximos às estações do Maracanã, São Conrado e Jardim de Alah. A peça é parte do projeto “Natureza Viva nas Comunidades”, realizado pela Cantos do Rio Produções Artísticas e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, com o apoio do Instituto Invepar.

Já a CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, que administra o corredor de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, no Estado de São Paulo, levou, juntamente com SEMAV e Cidadescola, orientações para estudantes de escolas da região, por meio de palestras e atividades lúdicas sobre a preservação da natureza e sua relação com a segurança viária. Além disso, a concessionária realizou plantio e distribuição de mudas de árvores nativas aos condutores nas praças de pedágio (a ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Santo Anastácio). A preservação do meio ambiente é um dos maiores compromissos da CART, que já foi reconhecida com o selo ISO 14001, que certifica o compromisso da empresa com a melhoria contínua de sua gestão ambiental.

No Nordeste, a Concessionária Rota do Atlântico, que administra o acesso ao complexo industrial de Suape e ao litoral sul pernambucano, promoveu, em parceria com a CPRH - Agência Pernambucana do Meio Ambiente, ações sobre a preservação de animais silvestres e a importância dos oceanos em escolas municipais do entorno. Os encontros foram voltados para pais e alunos e orientaram a população sobre como proceder se algum animal for encontrado em habitat diferente ou situação de perigo. Além disso, o escritor Paulo André Viana contou histórias e cantigas sobre o meio ambiente.

GRU Airport intensificou a avaliação de resíduos gerados em todo o aeroporto, dando preferência à destinação para reciclagem. Em 2016, a coleta de recicláveis como papel, papelão, plástico, madeira, metal e vidro aumentou 20% em relação a 2015. São várias iniciativas em curso: o aeroporto passou a oferecer containers específicos para plásticos secos e molhados, destinando-os para reciclagem; no Terminal 1, GRU apoia o ReciclAzul, projeto da companhia aérea Azul para reciclagem de latinhas de alumínio do serviço de bordo. Todas as latinhas dos voos que desembarcam são destinadas a uma cooperativa de Guarulhos, a Coop-Reciclável. Em 2016, foram 2,65 toneladas de latinhas. No Terminal 3, a iniciativa começou com a separação de vidros. Em média, já são oito toneladas de vidro enviado todos os meses para reciclagem.

Em 2016, a Invepar incluiu indicadores ambientais em seu modelo de gestão de resultados. São três indicadores consumo de água, consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa. As empresas do Grupo vêm adotando diversas iniciativas para tornar seus processos mais  eficientes e reduzir o consumo de recursos naturais em suas operações. Em 2016, o grupo consumiu 1.271.477 m³ de água, registrando uma redução de 20% em comparação com o ano 2015. O grupo também alcançou uma redução de 9% nas emissões de GEE: 179.828,06 tCO²e em 2015, e 165.504,02 tCO²e em 2016, com redução de emissões nos escopos 1 e 3. E também conseguiu reduzir em 17% a geração de resíduos em nossas operações.

Vers??o para impress??o Envie para um amigo Compartilhe RSS