MetrôRio e Instituto Invepar neutralizam emissões de CO2 causadas pelo deslocamento dos passageiros e pela operação do metrô durante o Rock in Rio 2017

Além de fazer uma viagem rápida, segura e confortável até a Cidade do Rock, quem optar por ir ao Rock in Rio de metrô, vai contribuir para reduzir a poluição no Planeta. O sistema metroviário ocupa um lugar de destaque na solução de mobilidade para o Rio de Janeiro.  Com a capacidade para 1.800 passageiros, uma composição do metrô retira das ruas da cidade 22,5 ônibus municipais, ou, ainda, 900 carros (com duas pessoas), contribuindo significativamente para a redução da emissão de CO2 equivalente. A emissão por passageiro/km da operação do MetrôRio é três vezes menor que a dos ônibus e 35 vezes menor que a dos automóveis. Além disso, o Instituto Invepar em parceria com o MetrôRio neutralizou as emissões dos gases de efeito estufa gerados pela operação especial das Linhas 1, 2 e 4 nos sete dias de evento e pelo deslocamento até as estações de um público estimado em 500 mil pessoas. 

A compensação é de 1.053 toneladas de CO2 e por meio de créditos de carbono de um projeto de promoção da conservação da floresta amazônica, combinando manejo florestal sustentável, monitoramento da biodiversidade, investigação científica e desenvolvimento socioeconômico local.

Para realizar o projeto, o MetrôRio e o Instituto Invepar se uniram ao programa ambiental voluntário Amigo do Clima, que trabalha com projetos de redução de emissões de GEE desenvolvidos a partir de padrões internacionais.

Esta iniciativa soma esforços com o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, cuja proposta é plantar quatro milhões de árvores na Amazônia e, assim, gerar um impacto positivo no meio ambiente e na economia local.

“Com a iniciativa de zerar a emissão de carbono do metrô durante o Rock in Rio, nós esperamos engajar as pessoas e outras empresas para uma sociedade de baixo carbono, e contribuir com as metas brasileiras de redução de desmatamento estipuladas no Acordo de Paris”, explica a especialista em Sustentabilidade do grupo Invepar, Mariana Kohler.

 

Ação transparente

Para que os usuários do metrô no Rock in Rio acompanhem a neutralização de carbono de forma transparente, o programa Amigo do Clima garantiu a rastreabilidade da atividade de responsabilidade climática.

Ao acessar o QR CODE abaixo é possível checar a certificação dada pelo Programa Amigo do Clima, assim como obter informações técnicas da compensação realizada por meio do cancelamento voluntário de créditos de carbono. Outra forma de acessar detalhes da ação é pelo site www.amigodoclima.com, utilizando o código de rastreamento AC17067.

 

Metrô - Estação Jardim Oceânico ficará aberta 24 horas

O MetrôRio fechou uma parceria inédita com o Rock in Rio para atender o público que vai assistir aos shows. Durante o evento, o sistema opera no horário normal – de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e domingo, das 7h às 23h, mas a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, fica aberta 24 horas para embarque, sendo que as demais funcionarão somente para desembarque, após o seu horário de funcionamento.

Essa operação especial em conjunto com o BRT já foi testada com sucesso durante os Jogos Olímpicos e garantirá mais rapidez e conforto para o público durante o trajeto para a Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.

 

Compromisso da Invepar

A Invepar monitora as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todas as empresas controladas do Grupo por meio do sistema eletrônico Climas, desenvolvido pela WayCarbon, e implementa diversas iniciativas de eficiência ambiental em suas operações para reduzir sua pegada de carbono. 

Pra saber mais acesse o QRcode:

 

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS