Alunos do projeto “Seguindo em Frente” realizam colheita para celebrar conclusão do curso de hidroponia

Sexta-Feira, 27 de janeiro de 2017

Uma iniciativa desenvolvida com apoio da CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, Instituto Invepar e parceiros têm estimulado a geração de renda e empreendedorismo de moradores do pequeno município de Ibirarema, localizado no centro-oeste paulista. No último dia 26 de janeiro, após seis meses de aulas teóricas e práticas, 24 formandos de Ibirarema receberam certificados de conclusão do curso em hidroponia. Esta foi a segunda turma a se formar pelo projeto no município.
 
Durante o curso, os alunos aprenderam a técnica da hidroponia, em que as hortaliças são cultivadas dentro de canos, em um sistema de água corrente, com adição de nutrientes essenciais. Com o método não é necessário o uso do solo, assim, as verduras podem ser plantadas durante todo o ano, ficam mais limpas, resistentes e saudáveis.
 
No encerramento ocorreram as entregas dos certificados de conclusão e de uma cartilha com instruções para reproduzir o sistema de hidroponia em casa. Estavam presentes representantes da CART, o vice-prefeito de Ibirarema, Jose Benedito Camacho, o diretor de agricultura e abastecimento, Sinésio Henrique Bezerra, o instrutor do projeto, Roger de Oliveira, alunos formandos e colaboradores do projeto.
 
Requalificação profissional, geração de renda e empreendedorismo
 
O curso traz novas oportunidades para os moradores da cidade. Hoje são três estufas que servem de sala de aula para alunos com diversas idades e experiências de vida. O projeto, que tem como parceiros a CART, Instituto Invepar, Prefeitura Municipal de Ibirarema, Fatec de Ourinhos, Baobá - Práticas Sustentáveis e a ONG Ato Cidadão, busca trabalhar o empreendedorismo, geração de renda e requalificação profissional de seus participantes.
 
Para o vice-prefeito de Ibirarema, José Benedito Camacho, projetos como este ajudam as famílias a criarem uma renda complementar, melhorando a qualidade de vida dos habitantes. “A parceria entra a CART e a prefeitura de Ibirarema não se limita a apenas este projeto. A concessionária tem sido parceira em vários aspectos da cidade”, complementa Camacho. 
  
De acordo com o gerente de relações institucional da CART, Athayde Caldas Júnior, a concessionária busca auxiliar na promoção do desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios por onde passam as rodovias sob concessão da empresa. “Parcerias como esta são essenciais para atingirmos esses objetivos e impactarmos positivamente as vidas da população de cada cidade cortada pelo Corredor CART”, explica Athayde.
 
Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A iniciativa "Seguindo em Frente" contribui ainda para a implementação do princípio nove do Pacto Global, o qual incentiva o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientais amigáveis. Os projetos socioambientais da CART, em parceria com o Instituto Invepar, procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a concessionária atua.

 

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS