Concessionárias do Grupo Invepar têm operação especial de Carnaval

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Comprometidas com a qualidade do serviço prestado, a segurança e o conforto de seus usuários, concessionárias que fazem parte do Grupo Invepar prepararam operações especiais para atender o público folião durante uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval.
 
O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (24/02) até às 23h de terça-feira (28/02), com extensão de embarque nas estações Praça Onze e Central até às 3h de quarta-feira (01/03), em virtude do desfile das escolas mirins.
 
A partir das 10h de sábado (25/02), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.
 
A concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão Riocard.
 
Funcionamento das estações
 
As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (24/02) para sábado (25/02) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (01/03). Entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02), a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite.
 
O acesso Passeio da estação Cinelândia ficará aberto das 6h às 20h entre o sábado (25/02) e a terça-feira (28/02) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros poderão comprar seus bilhetes e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias externas. 
 
Na Linha 4, Nossa Senhora da Paz terá um esquema especial: a estação funcionará para embarque e desembarque entre 5h e 15h e somente para desembarque de passageiros das 15h às 5h.
 
Por questões de segurança, algumas estações também terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.
 
Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).
 
Medidas de segurança
 
Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.
 
Metrô Na Superfície
 
Entre 25 e 28 de fevereiro, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até a meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.
 
Aplicativo MetrôFácil
 
No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/Carnaval), o usuário poderá acessar um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os usuários poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, no aplicativo os passageiros poderão acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.
 
VLT Carioca circulará das 6h à meia-noite
 
O VLT Carioca começou no último fim de semana a operação especial para o primeiro Carnaval com o sistema em circulação no Centro e Região Portuária. A circulação será normal durante o período, das 6h à meia-noite, com intervalos entre 8 e 20 minutos. A equipe de promotores que circula nas paradas para facilitar o processo de recarga será reforçada.
 
Como foi feito nos Jogos Olímpicos, paradas com maior expectativa de público serão gradeadas para melhor controle de fluxo. Isso acontecerá na linha 1 nas paradas Museus e Navios e nas paradas Tiradentes e Praça XV na linha 2, que segue com circulação de 8h às 14h e entrará em operação plena ao longo da próxima semana. Museus e Navios, por conta de eventos previstos ao longo da Orla Conde, terão também controle de acesso, com validação antes do embarque e terminais de autoatendimento na área externa.
 
Haverá reforço também de equipes de atendimento e informação, em parceria com a RioTur, para auxiliar o turista que precisar de orientações sobre o uso do sistema ou sobre atrações próximas ao VLT. Interrupções na circulação estão previstas apenas no caso dos grandes blocos que afetam a linha 2, que terá operação diferenciada conforme o volume dos desfiles na Rua Primeiro de Março.
 
Via 040 ampliará o número de viaturas e equipes de atendimento
 
A Via 040 promoverá reforço no quadro de equipes e viaturas na BR-040, com o objetivo de garantir a fluidez do sistema de tráfego e a segurança dos usuários. A estimativa é de que aproximadamente 425 mil veículos trafeguem pela via nos dias de pico (saída e retorno), momentos que demandam atenção redobrada dos usuários.

Estarão empenhados na operação viária e atendimento ao usuário mais de 900 colaboradores, em escalas, 24 horas por dia. Vinte e três veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão ininterruptamente, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.

As equipes dos serviços de atendimento médico (31 ambulâncias), socorro mecânico (35 guinchos), resgate de animais e combate a incêndios trabalharão em regime especial durante o período, com o intuito de promover a máxima agilidade, conforto e segurança aos usuários.

Dezoito painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego entre Brasília e Juiz de Fora. Em trechos estratégicos, os equipamentos repassarão o tempo estimado de percurso, promovendo maior previsibilidade para o deslocamento.

A Via 040 elaborou escalas especiais de trabalho nas 11 praças de pedágio do trecho sob concessão, que contarão com 97 colaboradores extras empenhados durante o Carnaval. O reforço busca minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos no período. A intenção é proporcionar a maior fluidez possível ao trânsito nos pontos de cobrança.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS