Gestão de gases de efeito estufa

No final de 2013, a Invepar contratou um estudo sobre os requisitos de sustentabilidade exigidos por investidores globais (bancos de desenvolvimento regionais, fundos de investimento e bolsas de valores). Empresas que atuam no setor de infraestrutura são normalmente objeto de avaliação específica por parte desse público, sendo que nas questões ambientais o tema mais observado é o impacto da empresa sobre as mudanças climáticas, levando em consideração, sobretudo, o eventual custo de conformidade relacionado a mudanças na regulação.
 
Desde então, a Invepar vem coordenando esforços para assegurar que todas as empresas do grupo realizem inventários de GEE e tenham gestão sobre as suas emissões, além de estimular o desenvolvimento de ações de mitigação e compensação.
 
Neste sentido, a Invepar consolidou a prática de inventariar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todas as empresas controladas do grupo com a realização, no ano de 2015, do primeiro inventário na Via 040. Eles são realizados com o apoio do sistema eletrônico eClimas, desenvolvido pela empresa WayCarbon. Trata-se de ferramenta on-line que permite a gestão em tempo real das emissões de GEE, a rastreabilidade das informações e o registro de memorial de cálculo para auditorias. A metodologia utilizada é o GHG Protocol, em sua última versão. Requisitos da ISO 14.064-1 e fatores de emissões do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em português) também são utilizados.
 
Também foi contratada, pela primeira vez, a verificação externa dos inventários de GEE das empresas controladas, realizada pela KPMG Financial Risk & Actuarial Services como uma estratégia de melhoria contínua dos processos e controles das fontes de emissão do grupo.
Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS