MetrôRio inaugura painel “Aquele Abraço” na Cinelândia com a presença de Gilberto Gil

O MetrôRio inaugurou nesta segunda-feira, 18/12, o painel "Aquele Abraço", com a presença do homenageado, Gilberto Gil. A obra de arte, instalada no respiradouro da estação Cinelândia, leva o nome da famosa canção que exalta a beleza do Rio de Janeiro e retrata Gil e personagens citados na música: a "Torcida do Flamengo" (representada pela imagem de Zico), "Todo Mundo da Portela" (Tia Surica), a "Moça da Favela" e o apresentador Chacrinha (Velho Guerreiro). Com oito metros de altura por seis metros de largura, é de autoria dos artistas Ozi e Coletivo Nata Família, com técnicas como pintura em spray, pôster arte e estêncil. A curadoria de arte é de Marco Teobaldo.

“Com essa inauguração, o MetrôRio homenageia um dos maiores artistas brasileiros e presenteia o Rio de Janeiro com essa bela obra de arte urbana. Apoiar projetos culturais é um dos pilares da companhia” - explicou o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.

O mural tem duas faces: de um lado, o retrato de Gilberto Gil aparece em um fundo inspirado na capa de seu LP de 1968, dos tempos da Tropicália, com trechos da música-tema “Aquele abraço” e alusão aos adereços dos Filhos de Ghandi e aos seus orixás Xangô e Longunedé. Do outro lado, quatro personagens mencionados na canção (Chacrinha, moça da favela, povo da Portela, representado pela Tia Surica, e torcida do Flamengo, simbolizada por Zico) surgem em tons de cinza, preto, branco e vermelho, cores que fazem referência à Quarta-feira de Cinzas de 1969, quando Gil, acompanhado de Caetano Veloso, deixou o Brasil rumo ao exílio em Londres, durante o período da ditadura militar.

Incentivo à arte urbana

O MetrôRio apoia diferentes projetos na área cultural, incluindo a arte urbana. O projeto Copa Graffiti, que contou com uma edição em 2013 e outra em 2014, é um exemplo de iniciativa que dá voz aos artistas de rua e possibilita um novo olhar sobre a street art. O evento,  fruto da parceria entre o MetrôRio, Instituto Invepar e o Instituto EixoRio , transformou os muros das estações da Linha 2 (entre São Cristóvão e Pavuna) em galerias a céu aberto, oferecendo a oportunidade a artistas de exibirem suas obras e proporcionando uma experiência visual diferente a pedestres, clientes do sistema e motoristas.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS