VLT é bem avaliado por 88% dos usuários, aponta IBOPE

Sábado, 14 de janeiro de 2017

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro de 2016 mostra que 88% dos usuários do VLT Carioca avaliam bem o sistema. E revela ainda que duas de cada três pessoas indicariam o Veículo Leve sobre Trilhos como uma forma eficaz de deslocamento. Feita com 600 pessoas durante o período operacional, tanto nas paradas quanto nos trens, a análise tem margem de erro de quatro pontos percentuais e índice de confiança de 95%.
 
“Este resultado tão positivo, que vem de um público exigente, comprova que os usuários reconheceram o transporte público diferenciado e de qualidade que entregamos para conectar e dar uma nova cara ao Centro da cidade. O Rio é uma das poucas cidades do mundo que conta hoje com um sistema tão moderno, sustentável e eficiente como o VLT. E estamos comprometidos a melhorar cada vez mais os nossos serviços”, afirma Rodrigo Tostes, presidente da concessionária do VLT Carioca.
A segurança operacional é apontada como o item de maior importância no VLT (49%), seguido pelo conforto (45%). Em relação à segurança, a principal percepção vem de ações da concessionária para prevenir acidentes. Já o conforto é refletido na limpeza dos trens e na temperatura, elogiadas por mais de 70% dos entrevistados.   
A pesquisa aponta que quase 50% utilizam o VLT regularmente de segunda a sexta. Destes, 66% passam pelo sistema pelo menos duas vezes por dia. Nos dias úteis, o principal fator de deslocamento no VLT é o trabalho, para 70% dos usuários.
 
Para a maior parte dos entrevistados - 68% -, em outro transporte, o tempo para viajar o mesmo trajeto aumentaria: 41% acreditam que levariam de 21 a 40 minutos enquanto 27% levariam mais de 41 minutos. “Esse dado demonstra que as pessoas já percebem que, hoje, o VLT é a maneira mais rápida, prática e conveniente de circular pelo Centro. Alcançamos o objetivo de entregar um meio de transporte que solucionasse os problemas de mobilidade desta região da cidade”, complementa Tostes.
Mais de 60% dos passageiros dizem realizar a compra ou recarga nos terminais de autoatendimento em até cinco minutos e 94% dizem saber que os cartões aceitos no VLT são os mesmos utilizados em outros meios de transporte públicos. A maioria (60%) informa também que a expectativa de duração de viagem não ultrapassa os 20 minutos.
 
Entre as dificuldades, foi apontado o tempo de espera pelo veículo na plataforma, além da falta de informações sobre o sistema nos arredores das paradas e em pontos de conexão.
A concessionária ressalta que planeja a diminuição dos intervalos ainda no primeiro trimestre de 2017. Locais como o Santos Dumont e a Rodoviária já têm sinalização indicando o acesso mais adequado às respectivas paradas, bem como terminais de autoatendimento para agilizar o acesso do usuário aos trens no aeroporto. E o VLT conta com atendimento ao usuário via Ouvidoria pelo telefone 0800-000-0858, de segunda a sexta, de 6h às 22h, além do e-mail ouvidoria@vltrio.com.br e das páginas no Twitter e Facebook (@vltcarioca).

 

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