Empresas do Grupo Invepar aderem ao movimento Maio Amarelo

Ter??a-feira, 3 de Maio de 2016

O Brasil ?? o quinto pa??s no mundo em mortes por acidentes no tr??nsito, vitimando cerca de 43 mil pessoas por ano, de acordo com dados de 2013 do Sistema de Informa????o Sobre Mortalidade (SIM), do Governo Federal. No mundo, os acidentes de tr??nsito s??o a principal causa de falecimento de jovens, segundo o ??ltimo levantamento da Organiza????o Mundial da Sa??de (OMS), publicado em 2013. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milh??o de pessoas perder??o a vida no tr??nsito at?? 2020 e 2,4 milh??es, em 2030. Para ajudar a frear estas estat??sticas alarmantes, as empresas do grupo Invepar, em parceria com o Instituto Invepar, participar??o do Maio Amarelo, um movimento multissetorial que envolve o Poder P??blico e a sociedade civil com o objetivo de chamar a aten????o para o tema seguran??a vi??ria.
 
As concession??rias do grupo, que atuam nas ??reas de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana, em diversos estados, prepararam uma s??rie de a????es voltadas para os usu??rios e o p??blico interno com foco no papel de cada um para garantir deslocamentos mais seguros. No Rio de Janeiro, a LAMSA, que administra a Linha Amarela, vai distribuir no dia 25/05, das 9h ??s 17h, em parceria com o Detran, 100 antenas antilinha de pipa no Ponto de Apoio, ap??s o T??nel da Covanca (sentido Barra da Tijuca), al??m de folhetos educativos e lixeiras para carro. Ser??o afixados tamb??m cartazes de conscientiza????o nas cabines de ped??gio, adesivo na fachada, banner no site e mensagens para os usu??rios no Twitter.
 
O Metr??Rio far??, em maio, o encerramento da edi????o 2015 do projeto ???Pedalando para o Futuro???, que incentiva crian??as e jovens na pr??tica do ciclismo, tendo o C??digo de Tr??nsito Brasileiro como base. Ser??o divulgadas tamb??m mensagens sobre a import??ncia do tema nas redes sociais da companhia. A Concession??ria Rio-Teres??polis (CRT) vai distribuir aos usu??rios o Boletim CRT Boa Viagem com informa????es sobre a iniciativa.
 
Na Concession??ria Auto Raposo Tavares (CART), em S??o Paulo, a a????o vai incluir cartazes nas pra??as de ped??gio; distribui????o de folhetos para os usu??rios; divulga????o de alertas nos Pain??is de Mensagens Vari??veis (PMVs) ao longo da via; cartazes nos pontos de Servi??o de Atendimento ao Usu??rio (SAU); mensagem no teleatendimento nas bases dos SAUs e divulga????o no Facebook. Ser?? realizada tamb??m palestra sobre Tr??nsito Legal nas escolas do Corredor Raposo Tavares. Al??m do evento ???Acorda Motorista???, destinado aos caminhoneiros, e focado na realiza????o de testes r??pidos de sa??de e orienta????es de seguran??a. 
 
Na Bahia, a Concession??ria Bahia Norte (CBN) vai distribuir panfletos aos motoristas e realizar blitz educativas em parceria com a Pol??cia Rodovi??ria Estadual e com o Instituto Paes Mendon??a de Compromisso Social. J?? a Concession??ria Litoral Norte (CLN), administradora da rodovia BA-099, que conecta a regi??o metropolitana de Salvador at?? a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, vai promover a discuss??o da seguran??a vi??ria em uma reuni??o com a diretoria do F??rum Sustent??vel Costa dos Coqueiros, visando que estes repliquem o assunto nas demais associa????es comunit??rias da regi??o. A Concession??ria Via 040, que liga Bras??lia a Juiz de Fora, vai disponibilizar mensagens educativas nos Pain??is de Mensagens Vari??veis (PMVs) ao longo da via, nas redes sociais e no site da via. E o GRU Airport, o maior aeroporto da Am??rica Latina, vai divulgar a a????o por meio de banner no site e posts especiais nos perfis do Twitter e do Facebook.
 
J?? a Concession??ria Rota do Atl??ntico, que d?? acesso ao complexo Industrial de Suape e ao Litoral Sul, em Pernambuco, vai realizar a Blitz Educativa Cidadania na Pista, no dia 25/05, com servi??os de sa??de e orienta????es de educa????o no tr??nsito, al??m da conscientiza????o sobre o combate ?? explora????o sexual de crian??as e adolescentes. No dia 26/05 ser?? realizado o teatro do ???Leizinha e do Sequinha???, na Escola Nossa Senhora das Merc??s, no entorno da rodovia. Tratam-se de personagens do Detran de Pernambuco para a????es de educa????o no tr??nsito voltadas para as crian??as. Ser??o disponibilizadas tamb??m mensagens educativas nos Pain??is de Mensagens Vari??veis (PMVs) ao longo da via, campanhas nas p??ginas do Facebook e do Twitter da concession??ria e pop up no site.
 
Para ampliar o engajamento, as empresas do grupo v??o disponibilizar tamb??m aos funcion??rios materiais com dicas e orienta????es de seguran??a no tr??nsito por meio de e-mails marketing; intranet; folhetos; wallpapers; m??biles; displays; bottons tem??ticos; TV corporativa; SMS e blogs. Al??m de mat??rias especiais nos quadros de avisos; mural eletr??nico; informativos; boletins e revistas internas.
 
O tema tamb??m ser?? abordado nos programas Di??logo Di??rio de Seguran??a (DDS) e ser??o produzidas fotos institucionais dos colaboradores vestidos de amarelo em prol do movimento. Durante o m??s de maio, ser?? incentivado, ainda, o uso do la??o amarelo que representa a a????o.
 
De acordo com a diretora executiva do Instituto Invepar, Claudia Jeunon, as a????es programadas para o Maio Amarelo refor??am o compromisso das empresas do grupo com a seguran??a. ???Precisamos promover o debate do relevante papel de cada cidad??o pela seguran??a nos deslocamentos di??rios. O Maio Amarelo ?? uma iniciativa fundamental para alertarmos a popula????o sobre os riscos que condutas inadequadas no tr??nsito, como excesso de velocidade, circula????o por ??reas proibidas e desrespeito ?? sinaliza????o, podem provocar, inclusive, em outros modais como metr??s e aeroportos???, finaliza.
 
Vers??o para impress??o Envie para um amigo Compartilhe RSS