Artigo científico sobre o MetrôRio é publicado em importante periódico internacional

Segunda-feira, 2 de Maio de 2016

O estudo 'Avaliação das emissões de dióxido de carbono e do uso da energia no ciclo de vida dos sistemas de transportes metroferroviários de passageiros: O caso do Metrô do Rio de Janeiro', realizado pelo colaborador Carlos Eduardo Sanches, da Área de Planejamento de Transportes, foi publicado no periódico americano Journal of Cleaner Production, neste mês.
 
O artigo aborda as emissões de dióxido de carbono produzidas e que serão evitadas na Linha 4 e a utilização de energia em todo seu processo. O resultado conclui que haverá uma emissão de 13,90 gramas de dióxido de carbono por passageiro-quilômetro durante o período, e que as emissões totais produzidas serão compensadas 14 anos após a inauguração do sistema, comprovando a importância do início da operação da nova linha como forma de contribuir para a redução das emissões totais do setor de transportes da cidade do Rio de Janeiro.
 
Este trabalho foi um resumo da Tese de Doutorado de Carlos Eduardo Sanches em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ. "Agradeço a todos os colaboradores do MetrôRio que me auxiliaram bastante no desenvolvimento da minha tese, através de dados que me foram fornecidos para elaboração do estudo, em especial: Wang Wei, Ernesto, Nelson Walker, Yasmin e Thiago de Oliveira. Muito Obrigado a vocês e a todos os outros funcionários que me auxiliaram no desenvolvimento do meu estudo", finaliza Carlos Eduardo.
Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS