Empresas do grupo Invepar participam de campanha contra a violência sexual infantil

Terça-feira, 17 de Maio de 2016

Nesta quarta-feira, 18 de maio, as empresas do grupo Invepar, em parceria com o Instituto Invepar, vão promover uma série de ações de sensibilização com foco no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. As concessionárias, que atuam nas áreas de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana, prepararam diferentes iniciativas com o objetivo de informar e mobilizar usuários, funcionários e a sociedade em geral para a causa.
 
No Rio de Janeiro, a LAMSA, que administra a Linha Amarela, vai expor cartazes sobre o tema nas cabines de pedágio e mensagens educativas nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) ao longo da via. Para o público interno, serão disponibilizados displays com as mensagens #nãosecale, #façabonito, #euprotejo, #disque100 e #denuncie para que os colaboradores possam tirar fotografias. Além de banners, placas informativas nas salas, distribuição de folhetos e disseminação do tema nos recursos audiovisuais da empresa. O MetrôRio colocará no site um banner sobre a campanha.
 
Em São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos (GRU Airport), vai fazer uma campanha de sensibilização em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). No dia 18 de maio, o projeto Afinando o Futuro com Arte, patrocinado por GRU, juntamente com outra iniciativa de São Paulo, vão tocar percussão no saguão do aeroporto. Serão distribuídos também folders informativos sobre a causa juntamente com flores amarelas, símbolo da campanha. Na Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) haverá alertas educativos nos PMVs ao longo da via, cartazes nas Praças de Pedágio, mensagens no serviço de teleatendimento, no Facebook e distribuição de materiais nos eventos de saúde e nas palestras em empresas do corredor. O tema também será abordado nos Diálogos Diários de Segurança (DDS). 
 
Já na Bahia, a Concessionária Litoral Norte (CLN) fará a distribuição de material informativo na praça de pedágio, participação de funcionários no seminário promovido pelo Comitê de Enfretamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia, além de ações de sensibilização interna. Também na Bahia, a Concessionária Bahia Norte (CBN) vai distribuir nas cabines de pedágio 30 mil panfletos informativos, realizar a intervenção lúdico/pedagógica em duas escolas da rodovia BA093 e participar do ato simbólico do Comitê Estadual de Combate à Exploração Sexual. Também como formas de sensibilização, serão compartilhados vídeos informativos no Diálogo Diário de Saúde e Segurança do Trabalho (DDST), carta para os fornecedores e e-mail marketing para os funcionários.  A Concessionária Via 040, que liga Brasília a Juiz de Fora, transmitirá mensagens educativas nos PMVs ao longo da via, nas redes sociais e no site da via, além de divulgações nos quadros de avisos, e-mail marketing e wallpaper.
 
“A proposta do Instituto Invepar é informar e engajar as empresas do grupo, os parceiros e o público em geral a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Com isso, garantir o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, diz Claudia Jeunon, diretora executiva do Instituto Invepar. Em 2015, o canal de denúncias “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebeu mais de 91 mil registros de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual em crianças e adolescentes. De acordo com os últimos dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde, o abuso sexual é apontado como a segunda violência mais cometida na faixa etária de 0 a 9 anos.
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