VLT lança campanha educativa para período de testes dos trens

Sábado, 12 de Março de 2016

 

Os testes do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vão se tornar rotina na preparação para operação plena da primeira etapa, a ligação Rodoviária-Aeroporto em 18 paradas, programada para abril. Desde outubro os trens já fazem testes noturnos pela Região Portuária na área do Santo Cristo, Gamboa e Saúde, e a partir de 28 de fevereiro o trânsito das composições avançou pela Avenida Rio Branco, marcando o início da convivência entre pedestres e motoristas com o modal. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária do VLT Carioca, lança a campanha educativa “Olho no VLT” para estimular novos hábitos. A primeira ação começa neste domingo, 13 de março, com a instalação de placas de atenção. 
 
O conceito “Olho no VLT” foca a atenção visual dos pedestres e motoristas, já que os trens são silenciosos e vão circular por áreas com grande fluxo de pessoas e carros. A campanha ocupa ruas, mídias sociais, mídia mobile e rádio alertando quem circula pela região para a presença do VLT em período de testes. Vinte e cinco placas instaladas em regiões de grande movimento ao longo dos 28 km do traçado trarão mensagens para que motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas fiquem atentos. A escolha dos locais tem origem em dossiê que apontou as principais áreas de atenção, como cruzamentos e praças com grande circulação. Agentes educativos distribuirão 150.000 folhetos sobre a operação. 
 
Ações corpo a corpo chamando atenção dos pedestres distraídos de forma bem-humorada serão documentadas para postagem nas mídias sociais. Flash mobs – aglomeração de pessoas para ação inusitada previamente combinada – com repercussão online também farão parte da campanha nas ruas. A hashtag #olhonovlt estará presente nas ações online. O aplicativo de localização Waze emitirá alerta aos motoristas com aviso sonoro quando o veículo chegar perto dos trilhos do VLT. As cinco principais rádios cariocas vão veicular, em spots diários, os jingles “Olho no VLT” que destacam a característica silenciosa do veículo.
 
Moradores de áreas no entorno do trajeto (bairros de Santo Cristo, Gamboa e Saúde) e frequentadores da Rodoviária Novo Rio são alvo da iniciativa “Primeiro Olhar no VLT”, que distribui folhetos produzidos especificamente para esse público. A população da vizinhança participará de viagens guiadas nos trens, com informações de segurança e uso. 
 
O programa “Olhinhos no VLT” levará crianças de escolas para visitação com todas as orientações de segurança. O objetivo é que elas se tornem propagadoras dessas informações para os parentes e amigos. Outra iniciativa voltada a público específico é “Olhar acessível no VLT”, para pessoas com deficiência, principalmente visual.
Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS