Presidente do MetrôRio defende integração de modais e inovação no seminário ‘Reage, Rio’

O presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, participou na última quarta-feira (30/08)  do seminário “Reage, Rio”, promovido pelos jornais O Globo e Extra, no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. A iniciativa busca encontrar soluções em diversas áreas para ajudar a tirar o Rio de Janeiro da crise.

Guilherme Ramalho abordou a necessidade de integração de modais e novas soluções para melhorar a mobilidade na cidade. “É importante existir diferentes tipos de integração, da bicicleta ao ônibus, mas também inovação por parte das empresas do setor de transportes. O transporte individual deve financiar o transporte público”, defendeu, ao detalhar soluções que o MetrôRio vem desenvolvendo em parceria com outros atores do setor de transportes. 

O presidente do MetrôRio destacou que a cidade está na contramão da maioria das grandes cidades do mundo, onde são adotadas políticas como o rodízio de automóveis, pedágio urbano, além de restringir a área pública para estacionamento de automóveis. Essas políticas, além de gerarem recursos para financiar o transporte público, diminuem o impacto ambiental, o tempo de viagem e geram melhoria da qualidade de vida, atraindo empresas e turismo.

O painel sobre mobilidade contou ainda com a participação do diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, que destacou a necessidade de impulsionar a economia em eixos além do Centro do Rio, e do professor Paulo Cezar Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes  da Coppe-UFRJ, que apontou a necessidade de investimentos em engenharia de tráfego.

Versão para impressão Envie para um amigo Compartilhe RSS